testar agua piscina

Quando devo trocar a areia do filtro da piscina?

A sua piscina está turva apesar do sistema de filtragem estar em funcionamento? Bem, se for esse o caso, então é possível que seja hora de trocar a areia do filtro. O filtro e a bomba juntos são responsáveis por aproximadamente 80% do tratamento da água de uma piscina.

Os filtros da piscina e a própria areia do filtro vão ter de ser trocados com o passar do tempo. Mas sabe com que frequência é que se deve trocar a areia nos filtros da piscina?

O que é a areia filtrada?

Todas as piscinas são compostas por um filtro, neste caso um filtro de areia.

A função de um filtro de piscina é manter a água limpa, prendendo os detritos que chegam até lá, como algas, sujidade, bactérias e insetos.

Normalmente os filtros fazem isso com a ajuda de meios filtrantes, como a areia.

Filtro Injetado Hayward HI Side
Monobloco Galactic – Astralpool
Filtro Laminado Superpool TC

Porque preciso trocar a areia?

A areia do filtro funciona porque a superfície é áspera e permite que atraia mais a sujidade e as bactérias que vão para o filtro. Com o passar do tempo pois a areia começa a perder a rugosidade e perde também a capacidade de filtragem permitindo assim por causa de  os contaminantes permaneçam na piscina.

Quais são os tipos de areia?

Existem vários tipos de areia adaptados a cada superfície.

Areia de vidro: Esta areia é incrível para o meio ambiente, já que esta é feita de material 100% reciclado. Além do baixo impacto ambiental, a areia de vidro também minimiza a canalização. A canalização acontece quando a água é capaz de criar um caminho direto através da areia, permitindo que ela e o seu conteúdo passem sem serem filtrados. A areia de vidro tem essa vantagem já que os grãos de areia são todos de tamanhos diferentes.

Areia de sílica: Esta areia é feita de quartzo, tornando as bordas dos grãos de areia perfeitas para prender os contaminantes.

Como saber se a areia da sua piscina precisa de ser substituída?

Existem alguns sinais indicadores de que a areia do filtro da sua piscina já passou a vida útil como facto da piscina apresentar uma água turva ou as sessões de retrolavagem serem agora mais curtas.

O facto de ser a água da sua piscina turva não significa obrigatoriamente que seja problema no filtro, e para isso deve primeiro descartar as razões óbvias através de testes. Se estiver tudo dentro dos parâmetros normais, aí poderá realmente ser um problema interno do filtro, pois a água que está a utilizar pode ser muito fina, daí estar a causar essa turvação.

A areia do filtro da piscina pode ficar gordurosa, ou apresentar alguma sujidade, o que fará com que precise substituí-la antes dos 3 anos. Uma boa forma de evitar isso é analisar o tempo de durabilidade do ciclo da retrolavagem.

Como limpar a areia?

É importante que a limpeza da areia faça parte da manutenção da sua piscina.

A retrolavagem do filtro de areia vai eliminar os detritos existentes.

Outra dica que pode seguir é tratar o filtro com um limpador de areia uma vez por ano.

Quando é que devo trocar a areia do filtro da piscina?

A troca da areia do filtro deve ser feita entre os 3 a 5 anos do uso da água, Caso a água não apresente muito calcário e o filtro tenha sempre uma manutenção regular, esse período pode ser prolongado até aos 7 anos.

É importante também considerar a reposição de material no final de 2 a 3 anos para manter a areia do filtro no nível adequado. Para essa operação, deve-se usar grãos de areia com a mesma dimensão.

Como mudar a areia?

Em primeiro lugar deve remover a areia velha, para isso comece por abrir o filtro. Se o seu filtro tiver uma válvula de várias partes conectada, desconecte-a do encanamento.

O próximo passo é ativar a drenagem e deixar a água escorrer. Em seguida, retire a areia. Uma boa solução para este passo é a utilização de copos de plástico para não danificar as laterais.

Assim que a areia sair, limpe o tanque e certifique.se de que todas as laterais estão no local devido. Agora substitua o conjunto de drenagem.

Por fim, encha o tanque com água até que esteja meio cheio e adicione a sua areia.

Remonte o filtro e pronto, a sua areia do filtro já foi trocada!

Em suma:

A areia do filtro da piscina dura entre 3 e 5 anos, às vezes mais se cuida bem da sua areia. Embora as substituições de areia do filtro da piscina sejam inevitáveis, elas não são algo que necessite de fazer com mais frequência do que o necessário, pois pode desgastar partes cruciais da piscina, e sua piscina corre o risco de ficar com areia. Saber com que frequência trocar a areia nos filtros da piscina manterá sua piscina bonita por muitos anos Lembre-se de limpar e substituir a areia regularmente para manter a sua piscina segura.


Procura areia para filtros de piscina? No Kiosque das Piscinas encontra produtos para piscinas pelo melhor preço!

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendamos que leia também