lenha

Que lenha devo usar no meu recuperador?

Estão a ver aquela chuvinha de inverno e aquele vento forte que não para de soprar? Quem não gosta de ficar em casa no quentinho com esse tempo? Quem não gosta de ficar embrulhado nas mantas a ver um filme com a lareira acesa? Mas que lenha devo usar no meu recuperador para evitar fazer asneira?

O problema é que muitas pessoas não pensam em acender a lareira da forma mais correta, o que acaba por não ser tão rentável.

Problema do uso da lenha verde
A lenha usada deve ser sempre seca e envelhecida por um período de cerca de 1 ano. Isto, porque a lenha verde contém muita humidade, andando á volta de 75%.

A lenha molhada ou verde, provoca condensação na câmara de combustão. E esta situação torna-se um problema. Porque com o tempo, acaba por causar grande sujidade no vidro do equipamento tornando assim difícil o manuseamento do mesmo.

Lenha Macia ou Lenha Dura
Para um melhor funcionamento do equipamento é recomendado o uso de mistura de lenha macia e dura.
Existem vários tipos de lenha para os recuperadores de calor e salamandras, sendo elas:

  • Lenha Macia ou de baixa Densidade: Pinheiro, choupo, abeto, eucalipto, entre outros. Estes têm a capacidade de ter uma queima mais rápida e calorífica. É importante sobretudo para iniciar o fogo. Porém, acaba por queimar mais rápido, fazendo com que se tenha de recarregar frequentemente e por consequência gastar mais lenha. O peso médio deste tipo é cerca de 300-350kg/m3.
  • Lenha Dura ou de Alta Densidade: Azinheira, carvalho, ulmeiro, faia, entre outros. Este tipo contém menos resina, sendo assim a queima mais lenta. Isto significa que o calor tem maior durabilidade e não necessita de carregamentos frequentes ao contrário da Lenha Macia. O seu peso médio ronda os 350-400kg/m3.

Concluindo, a lenha de maior densidade é melhor no que diz respeito á produção de calor, rendimento e consumo. Já a lenha macia obriga a maior manutenção e limpeza da chaminé, sobretudo por causa da sua composição em resina.

Que lenha devo usar no meu recuperador? É também de notar que certa lenha macia é formada por bolsas de humidade com gás comprimido que explodem sob a ação do calor, fazendo com que criem fagulhas que são bastante perigosas quer para lareiras abertas, quer para os painéis de proteção.

Recuperador a Lenha

Outros tipos de lenha

  • Lenha Ecológica ou Briquetes: Feitos a partir de serragem compactada de madeira, originada da produção de cabos para ferramentas. Alguma dessa lenha é feita de cascas de arroz, de amendoim ou resíduos de eucalipto. Esta não contem produtos químicos, é de fácil acendimento, tem maior potencial calorífico, e é totalmente reciclada.
  • Lenha Selvagem: Restos de madeira utilizada em obras, que têm sempre tratamentos ou tinta selecionados, gerando assim uma fumaça tóxica. Dessa forma, esta lenha não é recomendada.

Emissões de CO2 e CO
As emissões de dióxido de carbono de um recuperador de calor são ambientalmente neutras, porém a quantidade de CO2 libertada pela lenha é semelhante quando queimada ou quando apodrece na floresta.

As emissões de Monóxido de Carbono dependem da eficiência da queima dos recuperadores. O segredo está na boa eficiência do recuperador e no processo de combustão. Pois quanto mais eficiente for, menos será a perda química de C0 e mais ambiental será.  Um bom exemplo desta situação são os recuperadores de calor de dupla e tripla combustão.

Se ainda não ficou esclarecido em relação a esta temática e precisa de apoio para encontrar o equipamento certo para si, a Loja Climatiza dispõe de uma equipa técnica especializada preparada para lhe dar o melhor apoio e aconselhamento no seu processo de compra.

0 Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendamos que leia também