Uma piscina é uma grande fonte de relaxamento e lazer, contudo, assim como qualquer outro equipamento, é necessário ter atenção aos seus componentes e o funcionamento correto deles.
Uma piscina possui muitos componentes e peças que, ao passar do tempo, se desgastam e acabam por necessitar de manutenção ou reparação, como por exemplo o mosaico da piscina. Então O que fazer caso o mosaico da sua piscina esteja a sair?
Quais as razões para a queda dos mosaicos da piscina?
Existem diversas razões para a queda dos mosaicos da piscina, normalmente deve-se ao seguinte:
- Nunca ter sido feita uma manutenção, o que fez com que a argamassa fosse lavar com o tempo (15/20 anos).
- Utilização de ácido, devido ao descontrole do PH, levando à corrosão e desgaste do cimento cola que fixa o mosaico
- Uso de materiais incorretos ou de má qualidade na altura em que a piscina foi ladrilhada
- Fraca construção de paredes ou incorreta definição das juntas
- A piscina ficou vazia durante muitos anos e a expansão e contração faz com que os azulejos caiam
Como fazer a reparação do mosaico da piscina?
Um dos motivos mais comum para ter de renovar os mosaicos da sua piscina, é que com o passar dos anos, a água ficou atrás dos azulejos acima da linha de água e eles começaram a estourar.
Com certeza já pensou em reparar apenas os ladrilhos que estão obviamente danificados, correto? No entanto, todo o perímetro terá de ser refeito para que o trabalho fique feito corretamente e para que dure muitos anos em bom estado.
1ºPasso
Antes de mais nada, a piscina deve ser dentada. Verifique se existe água subterrânea e se é seguro drenar a piscina, ou recorra a um profissional da área para o melhor aconselhar.
Assim que drenar a água, a sua piscina ficará inativa durante 2 semanas ou mais, sobretudo devido à reparação do mosaico.
2ºPasso
Após drenar sua piscina, deve remover o revestimento e os mosaicos antigos. Em vez de reparar a piscina, pode colocar um novo padrão de mosaico na piscina, neste caso, todos os antigos mosaicos terão de ser retirados.
3ºPasso
A área que vai ser reparada com mosaicos deve lavada a jato com um equipamento próprio. Nesta altura é também ideal que verifique se o reboco à prova de água, exposto sob o mosaico antigo ainda está em boas condições, e bom o suficiente para colocar os novos mosaicos.
4ºPasso
Defina um nível para colocar os mosaicos. Em sequência, deve-se aplicar uma nova camada de arranhões e só depois se começam a colocar os mosaicos.
Assim que termine a instalação dos azulejos, a camada de arranhões precisa de alguns dias para endurecer.
Juntar os mosaicos é um trabalho bastante simples, desde que a mesma distância seja deixada à volta de cada um. A cor da junta pode ser escolhida de maneira a complementar as cores dos mosaicos.
Assim que as juntas secarem, pode-se colocar água na sua piscina.
5ºPasso
Renovar o revestimento de mosaico da sua piscina pode dar-lhe uma nova vida ou um visual novo e luxuoso. Se pretende um acabamento de topo, a melhor solução é chamar um profissional da área.
Caso esteja a remodelar a sua piscina ou caso esteja a pensar em construir uma, esta é a altura para escolher os materiais e os mais duradouros, para evitar problemas no futuro.
Pode encontrar todo o tipo de ferramentas e mosaicos ara aplicar na sua piscina no Kiosque das Piscinas!