recuperador a lenha

Como funciona um recuperador de calor ventilado?

De certeza que já se questionou qual a melhor solução de aquecimento para a sua habitação, e já deve ter ouvido falar em recuperadores de calor ventilados. Diferente de uma lareira tradicional, os recuperadores permitem conservar o calor e distribui-lo pelas divisões da sua casa. Conseguido assim um maior rendimento.

Um recuperador de calor consiste num equipamento fechado, à prova de fogo, construído em aço ou ferro fundido, as frentes dos recuperadores têm um vidro resistentes às altas temperaturas.

Estes podem ser colocados numa lareira existente ou num local construído para o efeito. Podem ser a Pellets ou a lenha

A grande diferença de um recuperador de calor normal de um recuperador ventilado, é que estes têm um ventilador incorporado, utilizado para efetuar uma ventilação forçada. Estes tipos de recuperadores permitem que o ar circule.

Como funciona um recuperador de calor ventilado?

Os recuperadores de calor ventilados são uma brilhante opção para quem pretende aquecer uma divisão grande da casa, uma vez, que os ventiladores fazem circular o calor pelas divisões, o que não acontece num recuperador de calor sem ventilação.

Caso opte por equipamento com ventilação, este vem equipado com um ventilador elétrico. Após acelera o processo de convecção, aquecendo mais rapidamente o local onde se encontra instalado o aparelho. Os kits de ventilação aumentam o rendimento do equipamento, aproveitando melhor a energia inerente à queima de combustível.

Existem inúmeras opções de recuperadores ventilados, modelos com um design mais moderno, outros mais tradicionais, com portas de abertura lateral ou vertical, existem ainda equipamentos com dupla cara, para quem pretende apreciar a chama de todos os ângulos.

Recuperador A Lenha Inserto 100 Nórdica Extraflame
Recuperador a Pellets Comfort P70 Nórdica Extraflame

O recuperador de calor é ideal para quem já tem uma lareira existente na casa e apenas pretende, torna-la mais eficiente e económica. Estes equipamentos devido à sua eficiência e à menor sujidade produzida, tornam-se uma ótima solução para aquecer habitações, são ainda utilizados como uma forma de design elegante e sofisticado.

Porquê optar pela ventilação?

Apesar das vantagens dos recuperadores ventilados, cada caso é um caso. Por isso é necessário analisar as suas necessidades em primeiro lugar.

Se pretende aquecer uma divisão mais ampla, os recuperadores ventilados são fundamentais.

Nem sempre estes equipamentos são os mais indicados, se pretende aquecer apenas uma divisão da sua habitação. Pode optar por um recuperador de calor sem ventilação, mas de maiores dimensões. De referir que quanto maior for o equipamento, maior será a necessidade de alimentar a lareira.

Se optar pela instalação de um recuperador de calor sem ventilação, a entrada e saída de ar terá de ser maior, para que seja reforçada a convecção, ou seja, a transferência de energia calorifica.

Certos modelos de recuperadores de calor ventilados, podem ser conectados a outros equipamentos de aquecimento. tais como, painéis solares ou aquecimento central. O que significa que quando for necessária uma maior exigência de calor, pode sempre combinar o recuperador de calor com os outros equipamentos de aquecimento.

Em suma o aquecimento da sua habitação será mais amigo do ambiente, mais eficiente e mais económico.

0 Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendamos que leia também