5 questões mais importantes sobre VMC

As 5 questões mais importantes sobre VMC

A VMC ou Ventilação Mecânica Controlada é um sistema de ventilação que fornece ar fresco e renova o ar interior de uma casa. Neste artigo vai ficar a conhecer as 5 questões mais importantes sobre VMC!

É composto sobretudo por tubos, ventiladores e uma central de tratamento de ar. Primeiramente o objetivo é melhorar a qualidade do ar e ajudar a prevenir problemas de saúde relacionados com a má qualidade do ar. 

Posteriormente vamos falar sobre as questões mais importantes do VMC.

1. O que é a VMC e como funciona?

A Ventilação Mecânica Controlada é um sistema de ventilação que controla a renovação do ar, fornecendo ar fresco e removendo o ar “viciado”.

Assim sendo, o sistema é composto por três elementos: tubos, ventiladores e uma central. Portanto, os tubos são usados para conduzir o ar fresco para as áreas pretendidas, enquanto que os ventiladores controlam a circulação do ar. A central de tratamento de ar é responsável por filtrar o ar e controlar a humidade.

Antes de tudo, pode controlar a VMC através de um sistema automático, que monitoriza a qualidade do ar interior da casa. Isso significa que o sistema é capaz de garantir um nível constante de renovação de ar.

Desta forma, ajuda a melhorar a qualidade do ar interior e previne problemas de saúde relacionados à má qualidade do ar, como alergias, problemas respiratórios e dor de cabeça.

O sistema de VMC pode aumentar a eficiência energética da habitação, uma vez que é possível controlar a temperatura e a humidade do ar. Isso significa que a casa pode usufruir de condições confortáveis sem gastar muita energia.

2. Quais são as vantagens de ter um sistema de VMC em sua casa?


Sabia que existe muitas vantagens em ter um sistema de VMC? 
  • Melhora a qualidade do ar: O sistema de VMC ajuda a renovar o ar interior da casa, o que melhora a qualidade do ar.
  • Conforto: Este sistema permite controlar a temperatura e humidade do ar interior, ajudando assim a manter a sua casa em condições confortáveis. Isso pode ser particularmente importante durante os meses mais quentes ou mais frios, quando o clima é desfavorável.
  • Reduz os odores: A VMC remove o ar viciado e odores, mantendo sempre o ar interior fresco e limpo.
  • Permite economizar energia: Ao ter a possibilidade de controlar a temperatura e humidade do ar. Tem também a possibilidade de reduzir o consumo de energia, resultando assim na economia de custos com energia a longo prazo.
  • Protege ainda contra a humidade: Ideal para prevenir problemas como o mofo ou o bolor.

3. Como é feita a instalação de um sistema de VMC?

  1. Planeamento: Comece por planear a instalação do sistema de VMC mais indicado para si, bem como o local das entradas e saídas de ar.
  2. Fazer a instalação da tubagem: O segundo passo é instalar a tubagem para permitir a circulação de ar entre as várias divisões da casa.
  3. Instalar os equipamentos: Os equipamentos de VMC são instalados em locais estratégicos.
  4. A instalação dos canais de ar: Estes conduzem o ar renovado a partir das unidades de tratamento de ar para as diferentes áreas da casa.
  5. Instalação de grelhas de ventilação: As grelhas são instaladas nas entradas e saídas de ar para permitir a circulação do ar
  6. Configuração e testagem: Por fim, o sistema é testado, garantindo que tudo funciona corretamente.
    Desta forma, a instalação deste mecanismo é complexa e exige habilidade e conhecimento técnico. Por isso, recomendamos que um profissional especializado a faça, para garantir a qualidade da instalação.

4. Quais são os tipos de sistemas de VMC?


Os sistemas de VMC têm dois tipos principais: 
  • Mono fluxo;
  • Duplo fluxo.

O sistema de VMC de mono fluxo, possui um único fluxo de ar. Posteriormente é extraído das áreas húmidas da casa, como as casas de banho e cozinha, e é expulso para o exterior. O fluxo de ar é substituído por uma entrada de ar fresco (vinda do exterior), que pode ser aquecido ou arrefecido. Esse tipo de sistema é relativamente simples e mais comum para casas mais pequenas.

O sistema de VMC de duplo fluxo é assim mais avançado. Utiliza dois fluxos de ar, um para entrada e outro para exaustão. O ar fresco é puxado para dentro de casa através de um sistema de ventilação próprio, onde também é aquecido ou arrefecido. Antes de ser distribuído para as áreas da habitação, o ar viciado é extraído de casa. Este sistema é mais comum em casas maiores pois permite minimizar as perdas de calor ou frio e manter a qualidade do ar interior.

5. Quais os cuidados a ter e que tipo de manutenção tenho de fazer ao sistema de VMC para que tenha uma boa eficiência?

Então, o objetivo da VMC é fornecer ar fresco e saudável aos ambientes interiores, garantindo assim uma boa qualidade do ar. Para manter a eficiência do sistema deve fazer uma manutenção regular.

Assim sendo, um dos principais cuidados que deve ter com este sistema é a limpeza de filtros. Os filtros de sistema de VMC capturam pó, detritos e outras partículas existentes no ar. Por isso, com o passar do tempo os filtros podem ficar obstruídos, o que reduz o fluxo de ar do sistema. Por consequência, o consumo de energia aumenta e a eficiência diminui. Portanto é importante limpar ou trocar os filtros regularmente.

Outro cuidado que deve ter é limpar os tubos, para que o ar circule livremente. Uma vez que a tubagem é responsável por distribuir o ar fresco por toda a casa. Estes podem ainda acumular sujidade. Deve ter ainda atenção a exaustão do sistema, visto que, se estiver obstruída ou não estiver a funcionar, pode reduzir a qualidade do ar interno.

Por fim, é importante manter o sistema de VMC livre da humidade e do mofo. A humidade acumula-se no sistema e cria condições ideais para o crescimento de mofo e bactérias. Isto pode afetar a qualidade do ar interior e a saúde de quem vive na habitação. Portanto, deve manter o sistema seco e realizar a limpeza regularmente.

Concluindo

Em suma, o VMC permite uma ventilação de 24 sobre 24, desta forma a ventilação é eficaz e a qualidade do ar é superior.

Ficou com algumas questões sobre as 5 questões mais importantes sobre VMC? Se sim não se preocupe, pode sempre entrar em contacto connosco KLCLIMA. Temos especialistas que têm todas as respostas para si, assim como várias soluções de VMC para a sua habitação.

Por fim aproveite par ler o nosso blog “Como aquecer a sua casa de forma sustentável”.

0 Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendamos que leia também