fogao-a-lenha

Como aquecer a sua casa de forma sustentável

O Inverno chegou e o difícil por vezes é manter o equilíbrio entre um maior conforto em casa e o mínimo de despesas possíveis, esta tarefa pode se tornar bastante complexa, mas à qual voltamos sempre que os dias e as noites se tornam mais frios. Fique a conhecer de seguida algumas dicas para aquecer a sua casa de forma sustentável. 

Tenha atenção ao isolamento da sua habitação:

Para que sejam evitadas perdas de eficiência térmica, que podem resultar em mais gastos no consumo de energia, a sua habitação deve ter um bom isolamento térmico.

Comecemos pelo telhado, teto, paredes, chão, janelas e portas, visto que, estes são os pontos principais a ter em conta, para conseguir uma melhor comodidade térmica.

Por vezes este tipo de intervenção pode estar fora do seu orçamento, mas não desanime pode optar por opções mais económicas. 

Comece por verificar bem todas as portas e janelas para tentar perceber se há zonas onde o frio se pode entranhar. Nos locais que permanecem fechados, pode sempre optar pelas seguintes soluções: fita de calafetagem ou fita adesiva isoladora e rolos compridos de tecido com enchimento, aqueles que se utilizam por baixo das portas.

Opte por soluções de aquecimento eficazes e sustentáveis:

Assim que o isolamento térmico da sua casa esteja assegurado, opte por um equipamento de aquecimento eficaz.

Quer seja um recuperador, uma salamandra ou uma caldeira a lenha ou a pellets, nós temos a solução. Existem diferentes equipamentos para combater o frio, o difícil por vezes é escolher o mais indicado.

Encerre as divisões que não pretende aquecer:

O ar quente dispersa-se por todas as divisões da sua casa, acabando assim por  diminuir a temperatura nas divisões mais significativas. De preferência às áreas da casa onde passa mais tempo, ao fechar as portas das áreas que não precisa mesmo de usar, acaba por preservar o calor nas divisões principais. 

Aconselhamos que utilize as divisões mais pequenas, desta forma consegue aumentar a temperatura mais depressa, através dos equipamentos de climatização.

Tire proveito dos dias de sol:

Aproveite os dias de sol e deixe a luz do sol entrar, para aquecer a sua casa. Comece por abrir as portas, janelas, cortinas ou estores nas divisões com maior exposição aos raios solares Não se esqueça de fechar tudo muito bem quando está a anoitecer ou o sol tenha mudado de posição. Assim consegue aquecer as divisões durante o dia, mantendo-se confortável por várias horas.

Areje a casa e tenha atenção a árvores que possam tapar a luz do sol:

Se tem alguma árvore ou plantas a impedir a entrada de luz solar, opte por cortar alguns ramos. Arejar a casa permite renovar o ar e melhorar o conforto térmico, bastam 5 minutos.

Adquira mantas e tapetes para se manter confortável:

Todos nós gostamos de ficar enrolados numa boa manta no sofá em frente à televisão. Tenha sempre várias mantas à disposição, quanto mais quentes melhor. 

Os tapetes grossos podem ajudar a reforçar o conforto em todo o tipo de divisões, principalmente se o piso for de pedra ou cerâmico.

Para aumentar ainda mais o conforto térmico, acenda o seu equipamento a lenha ou pellets, aqui pode encontrar a nossa gama de Recuperadores e Salamandras. 

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendamos que leia também