Quais os cuidados que devemos ter para manter as chaminés limpa!

Quais os cuidados que devemos ter para manter as chaminés limpas!

Mas afinal quais os cuidados que devemos ter para manter as chaminés limpas?

Manter a chaminé limpa é importante para garantir a segurança da sua casa ou edifício, pois a sujeira acumulada pode obstruir o fluxo de ar e aumentar o risco de incêndios. Além disso, uma chaminé suja pode causar problemas de saúde, como a liberação de monóxido de carbono para dentro da casa. Aqui estão os cuidados que devemos ter para manter as chaminés limpas:

  1. Limpeza regular: É importante limpar a chaminé regularmente para evitar a acumulação de fuligem e resíduos. O período recomendado para limpeza varia dependendo do tipo de combustível usado, mas geralmente é aconselhável fazer a limpeza pelo menos uma vez por ano.
  2. Contrate um profissional: A limpeza da chaminé pode ser perigosa e requer equipamentos específicos, como escovas de chaminé e aspiradores de pó. Portanto, é recomendável contratar um profissional qualificado para realizar a limpeza e pode fazê-lo em Mestre das chaminés
  3. Verifique regularmente: É importante verificar regularmente a chaminé para garantir que ela esteja em bom estado e não tenha sofrido nenhum dano. Se você notar qualquer problema, como rachaduras ou obstruções, entre em contato com um profissional para reparo imediato.
  4. Use o combustível correto: Use apenas o combustível recomendado para o seu tipo de lareira ou fogão a lenha. A queima de combustíveis inadequados pode aumentar a produção de resíduos e acelerar o acúmulo de sujeira na chaminé.
  5. Utilize dispositivos de segurança: Utilize dispositivos de segurança, como grades, para evitar que os animais entrem na chaminé e causem obstruções. Verifique regularmente se esses dispositivos estão em boas condições.

Utilizar Lenha seca ou Briquetes

A lenha que alimenta o fogo deve ser sempre seca; a molhada produz muita fumaça e não acende corretamente. As recém-cortadas sofrem do mesmo problema, então evite. Caso possível, é recomendado armazenar a lenha em lugar coberto de uma ano para o outro.

Utilize também o briquete, que é resíduo de madeira seco e comprimido, tem alto poder calórico e é extremamente conveniente.

Entre outros cuidados que devemos ter …

Em suma, se procura soluções de limpezas de chaminés no Mestre das chaminés pode encontrar especialistas em assistência, reparação, manutenção, limpeza de chaminés, entre outros. 

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendamos que leia também