Dicas para iluminar a sua piscina

Dicas para iluminar a sua piscina

Sabe o que deve fazer para iluminar a sua piscina? Conheça aqui as dicas para iluminar a sua piscina.

A iluminação na piscina facilita a visibilidade além disso, dá um toque estético, quer seja numa piscina interna ou externa. 

Antes de mais fique a conhecer um pouco mais sobre iluminação na piscina, quais os diferentes tipos de projetores existentes e como os pode utilizar.

Qual a quantidade de projetores necessários para iluminar uma piscina?

Então por norma é necessário um holofote para cada 20m2 de superfície de água que pretendemos iluminar. Por exemplo uma piscina com cerca de 5 metros de comprimento x 4 metros de largura, bastaria colocar um único foco de luz.

Qual a medida certa para instalar os projetores de luz?

Para que seja facilitada a manutenção e possíveis reparos na piscina. O local ideal para colocar o LED pode ser de 70 cm entre o topo da piscina e a iluminação.

Desta forma a esta altura o interior da piscina fica iluminado de forma adequada, e ficam também sempre acessíveis pela parte de fora da piscina. Assim não é necessário esvaziá-la completamente para aceder aos projetores. 

Melhor local para colocar os projetores:

– Caso a piscina se encontre perto da sua casa, convém que os focos de luz estejam virados para o local oposto à habitação. Desta forma consegue evitar os reflexos indesejados. 

– Se no seu caso a sua piscina tem escadas romanas, deve colocar a iluminação no lado oposto dos degraus da piscina. Então consegue iluminar perfeitamente a piscina.

– Simultaneamente em piscinas de competição, o melhor local para as colocar é nas laterais da piscina. Para que consiga uma iluminação completa e uniforme, e evita o possível deslumbramento dos nadadores.

Que tipo de projetores existem para iluminar a piscina

Existem muitos tipos de iluminação para piscinas, onde destacamos segundo o tipo de lâmpada, tipo de fixação e o material da piscina.

Nos dias de hoje podemos encontrar projetores de iluminação de piscina com lâmpadas de halogéneo ou LEDs.

Os focos de iluminação podem ser embutidos na parede ou instalados na superfície das paredes da piscina.

Ao escolher a iluminação para a sua piscina deve ter em conta o tipo de material da mesma, uma vez que existem projetores para piscinas de liner ou de betão.  

Qual a diferença entre projetores LED, de halogéneo ou convencionais

Inicialmente surgiram os projetores de halogéneo convencionais, posteriormente apareceram os holofotes com tecnologia LED.

As lâmpadas LED foram concebidas para fornecer a mesma quantidade de luz que as lâmpadas convencionais, no entanto, a grande diferença da iluminação LED é que emite a mesma luz que uma lâmpada de halogéneo com um menor consumo de energia.

O que necessita para controlar as luzes da piscina?

Para que os holofotes funcionem é preciso instalar o equipamento elétrico.

Podemos ver como a corrente passa através do nosso sistema de controlo para o transformador que irá converter a entrada de 220v para 12v, que é a voltagem em que funcionam as luzes da nossa piscina.

É necessário calcular sempre qual o transformador necessário em função do número de luzes a serem ligadas. Assim, os transformadores mais comuns trabalham de 100w para 600w.

Existem outras formas de iluminar ainda mais a sua piscina, por exemplo ao colocar uma fonte de iluminação perto da piscina, colocando luzes no pavimento ao redor da mesma, ou então pode sempre dar um brilho extra ao seu jardim, o que permite iluminar também a piscina.  

No Kiosque das piscinas dispomos diferentes tipos de iluminação para piscinas, assim sendo podemos ajudar a escolher o mais indicado para si. 

Por fim se ficou com dúvidas acerca das dicas para iluminar a sua piscina, nós podemos ajudar.

Exemplos de Iluminação LED Subaquática:
0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendamos que leia também