Edifícios mais Sustentáveis 2023

Edifícios mais Sustentáveis 2023

Foi publicada a Comunicação n.º 05/C13-i01/2023 “Programa para Edifícios Mais Sustentáveis ​​2023 (primeira comunicação)” no âmbito da componente C13 do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal – “Eficiência Energética em Edifícios”.

Como resultado, a contribuição é de € 30 milhões e o prazo de inscrição é até ao dia 31 de outubro de 2023 às 17h59, ou até à data prevista do esgotamento dos fundos.

Assim, temos o prazer de anunciar que, a partir de 16 de agosto de 2023, a plataforma e os formulários de inscrição relacionados estarão disponíveis na página do Aviso.

Desta forma, todas as comunicações com o Fundo do Ambiental relativas a este aviso, incluindo o esclarecimento de litígios, serão efetuadas exclusivamente através do serviço de atendimento dedicado (eBalcão) localizado no microsite do aviso.

Quais são os objetivos dos Edifícios Mais Sustentáveis 2023

Os objetivos do Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023 passam pelo financiamento de medidas que promovem a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética e hídrica, contribuindo assim para a melhoria da eficiência energética e ambiental das habitações do portugueses.

Assim, com estes apoios o objetivo é reduzir em cerca de 30% o consumo de energia na sua casa. 

Quem pode Beneficiar destes apoios?

São elegíveis todas as pessoas singulares proprietárias que residam permanentemente na habitação.

Tipologias e Intervenção dos Edifícios Mais Sustentáveis 2023

“O presente Aviso tem como objetivo apoiar candidaturas que podem incluir as seguintes tipologias de intervenção:”

  • “Tipologia 1 : Substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética igual a «A+»;”
  • “Tipologia 2: Aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos;”
  • “Tipologia 3: Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias (AQS) que recorram a energia renovável, de classe energética «A+» ou superior;”
  • “Tipologia 4: Instalação de sistemas fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo com ou sem armazenamento;”
  • “Tipologia 5: Intervenções que visem a eficiência hídrica.”
Conheça de seguida a tabela que mostra o financiamento de cada tipologia: 
Concluindo

Portanto, para obter mais detalhes e informações adicionais sobre o “Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023 (1º AVISO)”. É recomendado que caso tenha interesse, aceda à página específica do programa no site do Fundo Ambiental. Pode ainda consultar o portal Recuperar Portugal, onde pode encontrar os pormenores necessários para participação no programa e quais os requisitos necessários.

Por fim, informamos também que a Klclima está inscrita no portal da Casa Mais Eficiente. Assim sendo, estamos disponíveis para fazer a instalação dos equipamentos, caso pretenda candidatar-se ao Incentivo do Estado.

Caso tenha algum tipo de dúvidas, acerca da candidatura ao programa de apoio a edifícios mais sustentáveis 2023, pode ter toda a informação aqui.

Em suma, as candidaturas abrem a partir do dia 16 de Agosto de 2023 e podem ser apresentadas no link anterior. A Klclima aconselha que comece a procurar orçamentos para o tipo de equipamento que pretende, para que comece a preparar a sua candidatura! Pode pedir o seu Orçamento aqui!

0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendamos que leia também