Como funcionam os Recuperadores de Calor

Como funcionam os recuperadores de calor?

Os dias frios já chegaram e é importante que esteja preparado para aquecer a sua casa, para que não passe frio. Fique a saber como funcionam os recuperadores de calor.

Existem no mercado várias opções de recuperadores de calor para a sua habitação, o que por vezes, se traduz numa dificuldade na hora de escolha.

Mas afinal o que é um Recuperador ?

Abordemos então uma das opções de aquecimento, os recuperadores de calor. Os recuperadores de calor são um tipo de equipamento, que funciona através da queima de lenha, pellets, gás, entre outros, que permitem aquecer o ambiente de forma eficaz e rápida.

Este tipo de equipamentos podem ser embutidos em lareiras pré-existentes, quando um recuperador é instalado numa lareira tradicional, funciona como uma câmara de combustão hermética, onde a entrada de ar pode ser ajustada.

Um recuperador de calor pode ser fabricado em ferro fundido ou aço, o que lhes confere uma maior durabilidade, estes equipamentos têm ainda um vidro vitrocerâmico, para além de poderem ser instalados numa lareira, podem ainda ser instalados no interior de uma parede, ficando apenas com o vidro de visível.  

O interior dos recuperadores por ser construído em material refratário, permite atingir altas temperaturas.

De certeza que já se questionou como funcionam estes equipamentos, e como conseguem atingir um alto rendimento, com um baixo consumo de combustível.

Características de um recuperador de calor:

1 – A porta de um recuperador é amplamente envidraçada, esta é vedada com materiais resistentes ao desgaste, desta forma a vedação do equipamento é garantida. A perfeita extração do fumo, ajuda a manter o vidro mais limpo.

Alguns modelos são quentes ao toque e deve ter atenção quando manuseia o seu equipamento, no entanto, existem alguns modelos que mantêm a superfície do vidro a temperaturas mais baixas, o que se traduz numa maior segurança para o utilizador.

2 – A câmara de combustão de um recuperador é profunda, o que proporciona a distribuição do calor de uma forma mais rápida.

3 – As saídas de ar quente permitem, que o calor seja direcionado para as outras divisões da habitação.

4 – Os materiais utilizados na construção do interior do recuperador, garantem uma alta temperatura de combustão permitindo uma inércia térmica de longa duração.

5 – A gaveta de cinzas é fácil de aceder, o que permite uma limpeza simples e rápida das cinzas.

6- Alguns modelos de recuperadores de calor, têm ventiladores que garantem uma ventilação silenciosa e potente, que emanam o ar quente para as outras divisões.

Vantagens destes equipamentos

Os recuperadores de calor são equipamentos seguros, no entanto, é necessário que sejam instalados por um profissional.

Comparativamente a uma lareira convencional, os recuperadores são mais rentáveis, enquanto que uma lareira converte apenas 20% ou menos do combustível em calor, um recuperador por sua vez pode ter uma eficácia de 60 a 58%.

Existem vários modelos de recuperadores, com diferentes características e diferentes tipos de combustível, na Klclima pode encontrar recuperadores a lenha, gás, pellets, elétricos e a bioetanol.

Em suma um recuperador de calor são uma ótima opção, para quem procura aproveitar o charme de uma lareira existente na habitação, mas pretende melhorar a sua eficiência e produção de calor, pode também construir um local próprio para a colocação de um recuperador de calor. Saiba mais no Artigo: “Colocar um recuperador numa Lareira Aberta

Não perca mais tempo e escolha recuperadores a lenha, pellets, gás, elétrico ou a bioetanol, se ficou com duvidas como funcionam os recuperadores de calor, nós podemos ajudá-lo.

0 Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendamos que leia também