Com o bom tempo a chegar é importante verificar o estado da piscina, para que seja tratada, assim pode usufruir da mesma sem preocupações! Saiba Como acabar com a água turva na piscina com este artigo
Um dos piores pesadelos para quem tem piscina é a perda da cristalinidade da água. Uma vez que esta situação compromete a aparência da piscina. A água turva indica que a água está em desequilíbrio por alguma razão.
Por isso se a água da piscina estiver turva significa que está com um alto nível de bactérias que podem ser prejudiciais para a sua saúde, do mesmo modo pode também danificar alguns equipamentos da piscina.
Porquê a água da piscina fica turva?
Filtro com defeito: Conforme o filtro é utilizado ele tende a ficar desgastado ou entupido, desta forma, resulta numa má circulação da água dentro do filtro, visto que, ele não consegue remover as impurezas da água.
Falha na bomba ou na rede de tubos: Igualmente se a piscina tiver com essas falhas, a limpeza da água não é assegurada.
Fatores ambientais e detritos: A poeira, as folhas e outras partículas podem acumular-se no filtro e impedir o processo de limpeza, o que resulta em água turva.
Água tratada incorretamente: Os níveis químicos da água devem ser controlados regularmente, de forma a conseguir manter sempre os níveis equilibrados.
Quer a falta, quer o excesso de produtos de tratamento de piscina podem causar danos à qualidade da água, pois ficará contaminada e consequentemente turva.
Como acabar com a água turva?
O tratamento para a água turva é um processo mais simples do que aparenta ser.
Limpeza Profunda: Primeiramente deve proceder à limpeza do fundo da piscina de forma a retirar os detritos maiores que possam estar mais “escondidos”.
De seguida pode recorrer à limpeza manual ou através de aspiradores automáticos.
Para esse efeito deve também remover as folhas ou outras sujidades que possam existir na piscina.
Testagem: Após o primeiro passo feito, verifique os níveis químicos da sua piscina, através das tiras analíticas, que poderá encontrar no Kiosque das Piscinas (este passo deve ser feito com frequência e não só quando a água está turva).
Tenha sempre em atenção os níveis de alcalinidade, o pH e o cloro.
É possível também que a água se encontre neste estado devido à presença de algas.
Verificação do estado do filtro: O filtro é muito importante no tratamento de uma piscina, sem o correto funcionamento dele, a água não será saudável. Assim sendo, verifique o estado do filtro, e, caso necessário, proceda à sua limpeza e retire os maiores resíduos acumulados, porque podem voltar à piscina.
Equilibrar os níveis de PH: Assim que a água estiver limpa faça um novo teste com o Kit e verifique os níveis dos produtos químicos para saber que produto deverá acrescentar para os níveis ficarem equilibrados.
Como prevenir a água turva?
Então, se não quiser passar por todo este processo, previna! Como? Fazendo testes aos níveis químicos da água com frequência e cuidado de todos os componentes da piscina, desde o skimmer ao filtro.
Portanto, lembre-se, o PH da água deve estar sempre equilibrado, dentro dos parâmetros ideais e o sistema de circulação deve funcionar corretamente.
Onde adquirir os produtos para tratar a sua piscina?
Portanto, agora que já aprendeu as causas da água turva e as soluções, não há desculpa para continuar com o mesmo problema.
Por fim pode encontrar todos os produtos químicos de piscina, desde Cloro, PH, Algicidas até kits de tiras analíticas na Loja do Kiosque das Piscinas.