Carvão ou Lenha: Qual o melhor para um churrasco?

Ao mesmo tempo tanto a lenha quanto o carvão oferecem um ótimo sabor à carne, mas quando se trata de começar a cozinhar, um debate perdura: cozinhar com carvão ou lenha. Como resultado, ambos conferem aquele sabor defumado cobiçado, no entanto, eles variam em termos de uso, versatilidade e custo.

Carvão

O carvão é feito de madeira que foi queimada num forno ou silo com pouco oxigênio até se tornar basicamente apenas carbono puro, também conhecido como carvão.

Com efeito ao falar no carvão, ganhamos muito em praticidade, pois é possível encontrar um saco de carvão em quase qualquer mercado ou bomba de gasolina, limpo e pronto para fazer um bom churrasco com os amigos.

Desse modo outra característica do carvão é o fato de ser bastante fácil de acender e transformar em brasas.

Existem então vários tipos de carvão, mas em contrapartida aconselhamos que dê preferência aos de eucalipto, uma vez que eles têm boa resistência, durabilidade, queimam uniformemente e retêm mais calor.

Tipos de Carvão:

  • Pedaços de carvão: São pedaços irregulares de madeira queimada. Eles queimam de forma limpa, produzem menos cinzas e são muito quentes no início. No entanto, a temperatura cai depois de um tempo, tornando os pedaços de carvão ideais para grelhar iguarias de churrasco rápidas e simples.
  • Briquetes de carvão: São uma combinação de carvão, pó de carvão ou amido de milho e aditivos químicos. Eles são uniformemente moldados e mantêm uma temperatura consistente por mais tempo. No entanto, eles largam fumo desagradável na queima inicial devido aos aditivos e demoram mais para atingir a temperatura ideal.

Vantagens e Desvantagens do Carvão

Vantagens do Carvão:

  • Fácil de controlar: É bastante fácil controlar espaços de calor direto e indireto, o que ajuda muito com grandes pedaços de carne pois permite que cozinhem durante mais tempo.
  • Barato: Como dissemos anteriormente, consegue encontrar um saco de carvão em quase qualquer lado e preços bastante acessíveis.

Desvantagens do Carvão:

  • Limpeza: Tanto a Lenha como o Carvão, permitem limpar a gordura e cinzas da churrasqueira, no entanto o carvão pode ser mais difícil de limpar e pode sujar a roupa de forma permanente.

Lenha

Em contrapartida cozinhar com madeira vai levá-lo a um mundo de sabores totalmente novo, que pode ser diferente dependendo do tipo de madeira que escolher.

Quando se trata de cozinhar, não pode simplesmente pegar num tronco velho ou cortar uma árvore e coloca-lo na churrasqueira.

A madeira recém-cortada contém uma grande quantidade de água, que irá vaporizar à medida que queima e emitir fumos com sabor desagradável.

Por isso, a lenha e a madeira para cozinhar são normalmente “temperadas” ou secas ao ar por pelo menos seis meses.

Deve ter também cuidado para nunca usar madeira com mofo para cozinhar, pois pode passar substâncias nocivas para a comida.

Semelhantemente ao carvão, dê preferência a lenha de eucalipto, pelos mesmos motivos do carvão.

Tipos de Lenha:

  • Toras de Madeira: Ideal para churrascos ou fogueira
  • “Chunks and chips”: Pedaços de madeira pequenos, escolhidos a dedo e totalmente temperados, ideais para churrascos no quintal.

Vantagens e Desvantagens da Lenha

Vantagens da Lenha

Sabor: Pode escolher o tipo de madeira consoante o sabor que quer passar para a comida.

  • Madeira de nogueira passa um leve sabor fumado.
  • Madeira de macieira tem um sabor doce súbtil que é perfeito para carnes com bastante gordura, como o porco.
  • Madeira de Carvalho é bastante popular por passar um forte sabor fumado para a a carne e é bastante utilizada para carne de vaca e porco.
  • Não contêm aditivos: Ao contrario do carvão que pode conter aditivos artificiais, a madeira está livre de qualquer tipo de químicos, o que faz com que a comida seja mais segura e garante que o sabor que a lenha passa não é alterado por quaisquer substâncias.

Desvantagens da Lenha

  • É difícil de controlar: Vai ter que controlar os níveis de fumo, pois se tiver demasiado, a comida vai ficar a saber só a madeira. Como a madeira queima mais rapidamente, vai ter que reabastecer mais regularmente.
  • Demora mais a aquecer: A madeira demora mais a aquecer e requer mais combustível. Pode causar dificuldades a quem quer um churrasco rápido e para muitas pessoas.

Utilizar Carvão e Lenha

Não precisa de escolher entre o sabor defumado e a conveniência do carvão. De maneira idêntica, os dois podem ser combinados com alguma prática.

Para que tenha melhores resultados, deve usar carvão e madeira enquanto cozinha a comida.

Dependendo do que está a cozinhar, pode então configurar o carvão apenas para grelhar com calor direto ou criar duas zonas para calor direto e indireto.

Acima de tudo, o importante é experimentar para descobrir qual meio de grelhar funciona melhor para si.

Churrasqueiras a Lenha e Carvão – Loja das Churrasqueiras

Na Loja das Churrasqueiras, dispomos de uma larga gama de churrasqueiras, perfeitas para cozinhar com carvão ou lenha.

Churrasqueiras Modernas
Churrasqueiras Tradicionais
Churrasqueiras Rústicas
0 Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendamos que leia também