Um churrasco é sempre uma ótima forma não só de obter uma refeição saborosa e saudável, mas também de juntar amigos ou família. No entanto, os mais comuns barbecues a carvão ou lenha têm sido substituídos por barbecues a gás natural ou gás propano.
Gás Natural
O gás natural é um combustível fóssil, existente no subsolo e composto em cerca de 70% por gás metano.
Nesse sentido, considera-se uma energia não renovável, a sua combustão emite dióxido de carbono, ainda que em baixa quantidade, o que faz com que tenha um menor impacto no ambiente, em comparação com outros combustíveis fósseis.
O gás natural é então uma fonte de combustível não tóxica, inodora e insípida. Por isso mesmo, é também usado para aquecer residências e eletrodomésticos.
Tem também uma queima limpa e por isso é uma ótima fonte de combustível para o seu barbecue a gás. Desta maneira, produz então1000 BTUs por metro cúbico de gás consumido, o que significa que não tem uma queima tão quente como o propano.
Por exemplo sabia que o gás natural custa de 1/3 a 1/6 do custo do propano? É importante que um profissional faça a instalação e pode também ser necessária a ajuda para ir buscar o gás da casa, se ainda não tiver uma linha.
Gás Propano
Produto derivado do petróleo e obtido através de complexos processos de refinaria, o gás propano tem um grande potencial calorífico, pelo que é muitas vezes indicado para grandes superfícies.
O Gás Propano é então mais pesado que o ar e por isso, quando libertado pode acumular-se em áreas mais baixas.
O propano é um gás não tóxico, insípido, incolor e inodoro. Assim como o gás natural, o mercaptano adiciona-se como medida de segurança para que consiga cheirá-lo se houver alguma fuga de gás. O propano queima a 2.500 BTUs por metro cúbico de gás usado.
O propano é portátil, o que significa que pode levá-lo para todo o lado sempre que quiser grelhar.
Como funciona o Barbecue a Gás
Para ter qualquer forma de combustão, são precisas três coisas: combustível, oxigênio e ignição.
Os nossos barbecue a Gás configuram-se para permitir a mistura perfeita de gás e oxigênio para que não precise de se preocupar com o processo de combustão, quer tenha uma barbecue a gás propano ou a gás natural.
Para a ignição, normalmente basta premir um botão e o barbecue faz o resto.
Vantagens do Barbecue a Gás
- Conhece-se sobretudo por uma ignição imediata, que possibilita a utilização do barbecue em segundos.
- Forma de grelhar mais limpa, o que facilita a limpeza do barbecue.
- Evita o excesso de fumos e gases típicos dos barbecues a carvão ou a lenha.
- Possibilita que se cozinhe durante todo o dia, sem necessidade de alimentar constantemente o fogo.
- São equipamentos bastante versáteis, que podem ser movidos para outros locais da residência.
Qual é melhor: Gás Natural ou Gás Propano?
Os nossos Barbecue a Gás projetam-se especificamente para fazer o melhor uso do seu combustível para obter uma queima e eficiência ideais. O que é melhor, gás natural ou propano? É completamente baseado na sua preferência pessoal. Não há alteração no sabor dos alimentos que vai cozinhar ao usar um gás ou outro, e a maneira como os barbecue foram construídos, garantem que irá obter a mesma qualidade de saída de calor de qualquer maneira.
Desse modo, ambos os gases têm seus prós e contras.
Gás Natural
O gás natural é então mais barato que o propano. A mudança de gás propano para gás natural vai proporcionar poupanças instantâneas.
Menos exaustão torna as festas mais agradáveis.
Conecta-se diretamente ao seu abastecimento doméstico.
A instalação não é complicada.
Gás Propano
Por ser portátil, pode sempre transportar o barbecue de sitio sempre que necessário.
O Gás Propano tem uma queima mais quente que o gás natural.
É assim mais amigo do ambiente.