O que é Ventilação Mecânica Controlada (VMC)

A Ventilação Mecânica Controlada ou VMC é um sistema de ventilação para casas que promove a renovação do ar dentro de um espaço fechado, graças a diferentes mecanismos. No caso de habitações em zonas húmidas, é uma excelente solução, porque evita a acumulação de humidade e de odores mais fortes e, para todas as casas em geral, melhora a qualidade do ar por meio de remoção de poluentes.

Porquê Instalar VMC?

Hoje em dia construímos casas muito eficientes mas que deixaram de “respirar”. Ou seja, desapareceu praticamente a renovação de ar natural que existia nas construções antes do início do século.

Todos os procedimentos atuais melhoram o isolamento térmico e acústico das casas, mas também impedem a habitação de respirar, e por sua vez, de renovar o ar que nela respiramos.

Dessa forma, a falta de circulação do ar pode fazer aparecer em condensação, humidade, fungos e bolor na habitação.

O VMC vem para resolver estes problemas ao garantir a longevidade da habitação, melhorar a saúde e o bem-estar dos moradores e, garante também a segurança dos dispositivos de combustão, nomeadamente a gás. 

Vantagens da Ventilação Mecânica Controlada

  • Contribui para a ventilação da casa, evitando assim a humidade e renovando o ar da casa.
  • Contribui para a poupança de energia ao ventilar a casa evita que tenha que abrir janelas que normalmente acresce os custos se tiver algum dispositivo de climatização a trabalhar. 
  • Remove o ar poluído de casa. O ar das casas está saturado de compostos orgânicos voláteis que são prejudiciais para a saúde e o VMC ajuda a remover todos estes compostos.
  • Ajuda a Evitar bolor que é prejudicial para a saúde.
  • Ajuda na conservação dos materiais utilizados na construção das habitações.
  • Fácil Instalação, perfeito para renovações e indicado para construções onde não é possível passar tubos.

Tipos de VMC

Simples

É o mais simples e mais barato, sendo constituído por um bloco motor instalado ao nível da cobertura da casa.

Tem apenas um circuito de condutas, encostadas normalmente nas casas de banho para absorver a humidade e os maus cheiros.

Assim, o ar é levado pelas condutas e é extraído para fora das casas.

As entradas de ar da Ventilação Mecânica Controlada são instaladas nas janelas e recolhem ar fresco de fora para espalha-lo pela casa.

É de controlo autorregulável ou com sensor, o que significa que se adapta ao nível de humidade da casa

VMC de Fluxo Duplo

Embora mais eficiente, não requer instalação de entradas nas janelas, mas simplesmente de uma instalação no telhado da casa.

Tem um sistema mais complexo e tem o dobro das grelhas. É equipado com filtros que não deixam passar partículas poluentes.

Renova o ar ambiente e tem um sistema que aproveita a energia gerada pela extração utilizando o calor da casa para aquecimento ou arrefecimento.

Tipos de Controlos Ventilação Mecânica Controlada

Controlo por Sensor: Ventila em função das leituras de humidade de um ou mais sensores. Assim, mantém uma qualidade de ar ótima com um consumo mínimo de energia. Os ventiladores dispõem de capacidade de regulação de velocidade, em várias velocidades ou regulação contínua.

Controlo Higrorregulável: Ventila em função da taxa de humidade da zona da comporta de extração. Evita a acumulação de humidades. Os ventiladores combinam-se com bocas de extração de caudal regulado de acordo com o nível de humidade.

Controlo Autorregulável: Mantem um caudal constante e permanente em todas as zonas da habitação. É o controlo mais simples. Os ventiladores combinam-se com bocas de caudal constante na extração.

Gama de Produtos de Ventilação Mecânica Controlada
0 Shares
Recomendamos que leia também