como-funcionam-os-paineis-solares

Painéis Solares: Como funcionam?

Sabe como funcionam os painéis solares? Funcionam através da incidência da luz solar nas células solares. Estes permitem produzir energia gratuita, limpa e renovável, desta forma é possível reduzir a pegada ecológica e consequentemente a fatura da eletricidade.

A quantidade de eletricidade que os painéis fotovoltaicos geram, vai depender da incidência da luz solar, que pode variar bastante com as estações do ano.

Por sermos um dos países da europa com uma maior exposição solar, os painéis solares são uma excelente alternativa, quando comparado com outros tipos de energia poluentes.

como-funcionam-os-paineis-solares

Diferença entre Painel Solar Fotovoltaico e Térmico:

Painel solar térmico:

Os painéis solares térmicos consistem num conjunto de células solares, que captam a luz solar e que posteriormente a transformam em energia.

Os painéis solares térmicos funcionam através de coletores, que absorvem a energia irradiada pelo sol. A água quente é então armazenada no cilindro até que seja necessária.

Uma vez que a energia solar é gratuita, é possível amortizar o investimento inicial em poucos anos.

Estes equipamentos vão permitir uma significativa poupança económica, permitindo a redução de até 75%, em média e por mês, na fatura de aquecimento de águas sanitárias, podendo mesmo ascender aos 100% em meses de maior exposição.

Painel solar fotovoltaico: 

Os painéis solares fotovoltaicos são aqueles que produzem energia elétrica a partir da luz solar. Esta é a grande diferença entre um painel térmico, cuja função é transformar a energia solar em energia térmica, para aquecer a água, por exemplo. 

Os painéis solares fotovoltaicos são constituídos por células, conhecidas como células fotovoltaicas pelo facto de criarem uma diferença de potencial elétrico por ação da luz. Estes absorvem a energia do sol e fluem a corrente elétrica entre camadas com cargas opostas.

Para que seja produzida eletricidade, a luz solar incide sobre as células solares. Esta luz é composta por partículas minúsculas (fotões), que possuem energia e criam tensão elétrica ao embater nos painéis. É aqui que o silício entra em ação.

Estes painéis solares produzem uma grande parte da energia que a sua casa necessita. Antes de escolher um painel solar, deve informar-se de como funcionam e qual o tipo de painel solar que pretende, se o fotovoltaico ou térmico.

como-funcionam-os-paineis-solares-2
Painel Solar Plano Vitosol 200 FM – Viessmann
como-funcionam-os-paineis-solares-2
Kit Solar Fotovoltaico 700 W para Autoconsumo

Como é possível utilizar a eletricidade produzida em casa?

Por estar em corrente contínua, não é possível que os eletrodomésticos utilizem a eletricidade produzida pelos painéis, por isso é necessário que os sistemas fotovoltaicos estejam ligados a um inversor (converte a corrente contínua em corrente alternada). 

O inversor encontra-se instalado entre os painéis solares e a instalação elétrica da casa. 

Assim que a energia é convertida em corrente alternada, é injetada na rede, esta pode ser utilizada normalmente para que os eletrodomésticos funcionem e permite também acender as lâmpadas da habitação. 

Qual o tempo de vida estimado dos painéis solares fotovoltaicos?

Em média podem durar até cerca de 25 anos.

Não perca mais tempo e escolha o seu painel solar fotovoltaico ou térmico na Klclima!

0 Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recomendamos que leia também