O piso radiante tem-se consolidado como uma solução de aquecimento cada vez mais popular em residências e edifícios comerciais. Apesar de sua eficácia e conforto térmico inegáveis, ainda há uma série de mitos que circundam essa tecnologia revolucionária.
Neste blog, vamos desvendar os cinco mitos mais comuns associados ao piso radiante. Prepare-se para ter sua perceção desafiada e suas dúvidas dissipadas enquanto mergulhamos no fascinante mundo do aquecimento radiante.
1. Uma habitação com piso radiante nunca fica quente
O piso radiante não produz tanto calor localizado quanto um radiador convencional, gera calor distribuído de forma suficiente para atingir a temperatura pretendida e criar um ambiente confortável.
Assim, o sistema funciona de forma a distribuir o calor uniformemente por toda a superfície do piso.
2. O piso radiante faz os pés inchar
Nas instalações mais antigas, algumas eram feitas para atingirem temperaturas ambientes na ordem dos 35°C, e nesse caso os pés poderiam efetivamente inchar. Estas situações não só não são saudáveis como não são nada económicas.
Dessa forma, atualmente são definidas temperaturas de conforto em conformidade com as diretrizes atuais para o conforto humano.
3. Não é possível combinar piso radiante com tapete
Pode facilmente combinar piso radiante com tapete, tal como com pedra natural ou materiais aglomerados.
Todavia, tem que se assegurar que o modelo selecionado é um tipo de madeira estável e resistente à humidade, o que é bastante fácil de encontrar.
4. O piso radiante é prejudicial para a saúde
O piso radiante impede a circulação de partículas de pó que podem causar alergias e doenças. Do mesmo modo, oferece um sistema sem correntes de ar, com os melhores níveis de humidade e um ambiente mais saudável, sem ácaros e mofo.
5. O piso radiante é muito mais caro do que os radiadores
O preço de instalação do piso radiante é mais caro do que o dos radiadores convencionais. Porém, o piso radiante é um investimento que compensa a longo prazo. É um sistema mais eficiente a nível energético e requer menos manutenção.
Em resumo
Ao dissiparmos os mitos que envolvem o piso radiante, torna-se evidente que essa tecnologia oferece uma série de benefícios significativos. A sua eficiência energética, conforto térmico incomparável e flexibilidade de design tornam o piso radiante numa escolha irresistível para uma variedade de aplicações residenciais e comerciais.
Portanto, considerar o piso radiante como uma solução moderna e eficaz não só eleva o conforto, mas também a eficiência energética e o valor da sua propriedade.